domingo, 1 de maio de 2016

Borboleta Zebra Cauda de Andorinha (Eurytides Marcellus)


 Eurytides marcellus: pela sua curiosa coloração, utilizada para se camuflar, é conhecida como Zebra Swallowtail. Reproduz-se em bosques úmidos baixos perto de pântanos e rios. Quando lagartas são canibais, ou seja, a mais forte come suas irmãs, além disso elas tem  uma glândula chamada osmeterium que exala um mau cheiro para afastar predadores. Ao atingir a forma  adulta voam para plantas de néctar em campos abertos e áreas com arbustos. É encontrada no leste dos EUA e sudeste do Canadá.:

          Essa borboleta recebe este enorme nome devido a sua curiosa coloração e por causa  do prolongamento em suas asas posteriores, característica encontrada nos membros da família Papilionidae. E não, não é um mosquito de zebra.
          Encontrada principalmente na região leste dos Estados Unidos.  É relativamente grande, podendo chegar a 10,4cm de envergadura. Seu hábitat consiste de áreas de bosques, parcialmente arborizada, perto de regiões úmidas como pântanos e rios.
          A vida desses insetos começa quando as fêmeas adultas depositam seus ovos na respectiva planta hospedeira, a mãe isola cada um deles, pois as lagartas são canibais, a larva come seu caminho para fora do ovo e ao eclodir começa a comer as folhas da planta até atingir o próximo estágio. (bichinho esfomiado ein!) Esse período reprodutivo ocorre na primavera e no verão. A lagarta pode ser verde com listras amarelas e brancas ou preta com faixas laranjas e brancas. Para proteção possuem uma glândula chamada osmeterium, que libera um odor desagradável, utilizada para dissuadir possíveis predadores como aranhas e formigas; todos os membros dessa família possuem este artifício de defesa.
          Antes de alcançar a forma adulta passa por uma fase denominada empupação, na qual passa por uma espécie de hibernação envolta em um casulo que fica fixado na folha, até que ocorra a metamorfose. No último ciclo possui 4 asas com escamas (=lepdopteros - ordem das borboletas e mariposas), que desenham essas maravilhosas formas e cores. Então aquele pó que fica em sua mão quando pega uma borboleta são escamas microscópicas, e você não ficará cego se coçar os olhos.
Zebra Swallowtail (Eurytides marcellus) - caterpillar / larva:
          A "zebra cauda de andorinha" escolhe apenas espécies do gênero asimina (variedades de mamão) para por seus ovos. A alimentação da lagarta a base da folha do pé de mamão permite ela ingerir acetogenina, substância química que fica retida nos tecidos corporais e pode ajudar na segurança contra aves. Devido a essa associação com os mamoeiros é conhecida também como "borboleta papaya". A dieta dos adultos compõe-se de néctar de flores de mirtilo, amora-preta e lilás, brotos vermelhos, verbena, serralha comum e outros.
          É possível distinguir os sexos através do  comportamento: os machos voam geralmente de 0,5 a 1,8 metros de altura e mais rapidamente, têm o hábito de se reunir em grupos na areia, cascalho ou solo úmido para obtenção de sais e aminoácidos, nutrientes usados na procriação. As fêmeas voam mais lentamente na busca de plantas adequadas para deixar seus ovos.
          No inverno as remanescentes não resistem e chegam ao fim de suas vidas.
        Zebra Swallowtail:

Então? Como foi saber sobre esse esplêndido inseto? Acompanhem ai que além desta, mais e mais postagens virão. Abaixo estão algumas referências que usei nessa postagem. Atenção não utilizem o blog como referência no trabalho escolar.

Referências:  - inaturalist   - butterfliesandmoths  - bugguide   
- about butterflies  - Borboletas: Suas Características e Hábitos (pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário